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Bem mudar os seus pneus Auto

Para melhorar a aderência à estrada, a maneabilidade e a performance do seu veículo, recomendamos-lhe que monte quatro pneus idênticos ou semelhantes. Se os seus pneus não forem idênticos, é possível que um dos jogos não responda tão rapidamente ou da mesma maneira que o outro, o que dificultará o controlo do veículo.

Substituição de só um pneu

Se o grau de desgaste dos seus pneus for mínimo, ou seja se a profundidade das principais ranhuras for máxima, mas apesar disto necessitar de substituir um pneu danificado na sequência de um furo ou de um acidente, deve obrigatoriamente substituí-lo pelo mesmo pneu. O novo pneu deverá ter as mesmas especificidades que o antigo e ser da mesma marca, de mesmo perfil/estrutura, possuir os mesmos índices de velocidade/peso e evidentemente as mesmas dimensões.

O que está indicado no código da estrada:
"A diferença entre a profundidade das principais ranhuras de dois pneumáticos montados no mesmo eixo não deverá exceder os 5 milímetros.»

Substituição de dois pneus

Se dois dos seus pneus tiverem atingido o grau de desgaste máximo, ou se estiverem danificados, deve substituí-los por pneus idênticos ou similares. Escolha obrigatoriamente pneus com as mesmas características que aqueles que já se encontram no veículo.

Porque motivo montar pneus novos (ou pneus menos desgastados) na rectaguarda, em vez de o fazer na parte frontal? O condutor controla pouco ou quase nada a perda de aderência das rodas traseiras. Montar pneus novos na rectaguarda permite equilibrar a aderência entre os dois eixos e por conseguinte aumentar a sua segurança: o eixo frontal, apesar de uma pequena aderência, é controlado pela sua acção no volante, enquanto que o eixo traseiro beneficia de uma aderência óptima proporcionada pelos pneus novos.

Quando dois pneus novos são montados no seu veículo, não hesite em perguntar ao seu garagista a razão pela qual um dos jogos de pneus se desgastou mais depressa que o outro. Isto pode ser provocado por um paralelismo incorrecto ou por uma geometria incorrecta (clique aqui para mais informações).

PNEUS ONLINE recomomenda que não aguarde que o piloto de desgaste se apague, já que quando chove, o aquaplaning será favorecido a partir de 2.0 milímetros - ou 3.0 milímetros para um pneu largo.

O que indica o código da estrada: «O piloto de desgaste de 1.6 milímetros indica a altura mínima legal da borracha.»

Substituição de quatro pneus :

Se os seus quatro pneus estiverem desgastados ao mesmo tempo, possui uma maior flexibilidade para escolher os novos. Se estiver satisfeito com os seus antigos pneus, pode adquirir os mesmos. Em contrapartida, se desejar mudar para outro perfil ou outra marca, será evidentemente necessário saber se estes pneus estão adaptados ao seu veículo. Poderá então escolher pneus mais resistentes, mais confortáveis, mais performantes, em função dos critérios procurados e da sua condução, e sempre de acordo com as recomendações e homologações do construtor do seu veículo.

Depois de ter verificado o número de pneus a substituir, é necessário determinar o tamanho e o tipo de pneus que procura.

Qual é a relação qualidade/preço?

Se considerar que o pneu que melhor se adapta ao seu veículo é demasiado caro em relação a uma outra marca, não se esqueça de considerar no preço dos pneus outros critérios como a longevidade, a performance, o conforto, a qualidade, etc. Qual será o custo suplementar por quilómetro ocasionado por pneus mais baratos?

Se pensar circular 30.000 quilómetros com estes pneus e se o pneu que melhor convém ao seu veículo custar mais 10 EUR do que um de outra marca, ficará surpreendido em saber que a diferença de custo por quilómetro é de 0.00025 EUR. Será que esta diferença de 10 EUR justifica a compra de um pneu talvez menos adaptado?

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