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A ETIQUETA DE PNEUS DA EU

A partir de 1 de Novembro de 2012, entra em vigor a nova etiqueta de pneus da UE. Ela é obrigatória para todos os pneus novos fabricados a partir de 1 de Julho de 2012.

As poupanças efetivas de combustível e a segurança rodoviária dependem estreitamente do comportamento do condutor e designadamente dos 3 fatores seguintes:

  • uma condução ecológica pode reduzir sensivelmente o consumo de combustível,
  • a pressão do ennchimento dos pneumáticos deverá ser controlada com regularidade para otimizar os desempenhos em matéria de aderência ao piso molhado e de eficácia em combustível,
  • as distâncias de segurança deverão ser rigorosamente respeitadas.

A. Em que consiste?

Ela permite fornecer ao consumidor uma informação transparente sobre o consumo de combustível, as características de segurança em piso molhado assim como as emissões sonoras do pneu à venda.

B. Como ler essas informações?

1. Economia de combustível e descarga de CO²:

Ela indica o nível de resistência ao rolamento, a escala de avaliação varia de A (mais económico) a G (menos económico).
As poupanças de combustível conseguidas anualmente com o melhor pneu, comparativamente ao pior, são de cerca de 90 litros. Ao longo da vida útil do pneu, as poupanças de combustível atingem cerca de cinco depósitos (ou seja 240 litros para um consumo médio de 7 litros aos 100 km e uma quilometragem anual estimada de 15.000 km para uma vida útil do pneu de 40.000 km).
Valor de base por notação.

2. A aderência em piso molhado:

Ela indica o desempenho da travagem em piso molhado, a escala de avaliação varia de A (distância de travagem mais curta) a G (distância de travagem mais longa).
Este critério é calculado sobre a capacidade do pneu de travar um veículo lançado a 80km/h.
A diferença entre cada nível corresponde ao comprimento de um a dois automóveis (ou seja cerca 3 a 6 metros). As distâncias de travagem aumentam consideravelmente para pneus que tenham uma notação elevada.
Não avaliado: a partir de 01/11/2014 os pneus de indicação F e G já não serão mais comercializados na UE.

3. O ruído de rolamento externo:

Ela indica o ruído de rolamento medido no exterior do veículo. Esta notação é expressa com dois valores.

  • As Ondas: de 1 a 3 barras preenchidas.
  • O nível sonoro correspondente a essas ondas.

Actualmente, a norma europeia é de 3 barras preenchidas, a partir da qual o cálculo foi efectuado. A partir de 2016, a norma será de 2 barras preenchidas (ou seja cerca de 3 decibéis (dB) abaixo da actual).
As expectativas desta notação:

  • Continuar a aumentar o nível técnico de fabrico de pneus, e assim contribuir para a obtenção de produtos de melhor qualidade.
  • Guiar o consumidor no seu processo de escolha e de compra do pneu.

AVISO:

A ETIQUETA DA UE não inclui todos os elementos e critérios que determinam a eficácia de um produto. Alguns como a distância de travagem em piso seco, a resistência ao aquaplaning, o ruído interior e a aderência em curva não são mencionados nesta nova etiquetagem.
Deste modo, estes elementos são complementares às notações de pneus dos clientes de Pneus Online que pode encontrar na ficha de produto do pneu desejado.

C. Excepções:

As excepções de notação são as seguintes:

  • Pneus Motos
  • Pneus Quad
  • Pneus recauchutados
  • Pneus off-road profissionais.
  • Pneus concebidos unicamente para a montagem em veículos matriculados pela primeira vez antes de 1 de Outubro de 1990.
  • Pneus de emergência T para uma utilização provisória.
  • Pneus para a categoria de velocidade inferior a 80 km/h.
  • Pneus de diâmetro nominal da jante máximo de 254 mm (10 polegadas) ou de pelo menos 635 mm (25 polegadas)
  • Pneus com dispositivos que favorecem a força de tracção (por exemplo pneus com pregos).
  • Pneus concebidos unicamente para serem montados em veículos exclusivamente destinados a corridas.

Mais informações: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX:32009R1222

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