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Rodas completas: montagem, manutenção, armazenagem

Montagem

Fase 1 : Preparação do veículo

  1. Consultar o manual do condutor na rúbrica dedicada à troca do pneu furado.
  2. Estacionar o carro num solo horizontal e seguro no qual o carro não pode escorregar.
  3. Apertar o travão de mão e posicionar a alavanca de velocidade na primeira, na engrenagem reversa, ou no "P" para os veículos com caixa de velocidades automática.

Fase 2 : Depósito das rodas de origem

  1. Colocar o macaco fornecido junto com o seu veículo na ponta de levantamento do carro que se encontra o mais próximo da roda que deve ser trocada.
  2. Desapertar cada porca (ou parafuso) da roda por um 1/2 torno com a chave de porca da roda.
  3. Pôr em movimento o macaco para levantar o carro sem descolar o pneu do solo. Assegurar-se que a ponta de levantamento descansa no macaco.
  4. Desaparafusar um por um as porcas (ou parafusos) da roda.
  5. Accionar o macaco de moda a levantar o veículo o mais alto possível e desapertar assim a roda do solo.
  6. Colocar as porcas da roda e em seguida a roda de origem do veículo.

Fase 3 : Colocação das novas rodas completas

  1. Antes de fazer a montagem da sua roda nova, limpe a superfície de montagem da roda et do cubo da roda com um pano limpo.
  2. Segundo o modelo do veículo e o modelo de jantes escolhido, certos acessórios são fornecidos com as suas rodas novas. Estes acessórios têm que ser montados como indicado na documentação do produto antes de colocar a roda nova.
  3. Colocar a roda nova de maneira a posicionar os furos da jante perante a goiva pequena (ou os furos) colocada no cubo da roda.
  4. Aparafuse os parafusos manualmente o mais longe possível - atenção, não deve causar uma resistência - e repouse carro no solo.
  5. Termine o apertamento das porcas (ou parafusos) com a chave de porca da roda e serve-se do seu pé.

Repita as fases 2 e 3 para cada roda.

Tome cuidado!

Se não estar certo de ter aparafusado suficientemente as rodas por falta de força física, pare na primeira estação de serviço para reapertá-las. Logo que a montagem seja efectuada, assegure-se que a pressão de inflação das suas rodas novas corresponde às preconizações do fabricante do seu veículo.

Manutenção

  • Limpar regularmente as jantes com água saponácea (1 bar no máximo no caso de um jet pressão)
  • Evitar os limpadores clássicos de jantes (porque estes contêm um pH ácido, soda cáustica e outros componentes alcalinos)
  • Evitar as lavagens com uma escova dura e nas estações de lavagem automática
  • Evitar os lustradores e outros diluentes

Armazenar

Armazenar as rodas completas lavadas e secadas numa posição deitadas as umas nas outras, ou idealmente numa estante para pneus da Pneus Online, prevista para esse efeito.

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Jantas e Rodas