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Montagem e Armazenamento

Montagem e desmontagem dos seus pneus:

A montagem e a desmontagem dos seus pneus são tarefas delicadas que devem ser confiadas a profissionais especialmente formados e equipados. Antes da desmontagem de qualquer pneu, é necessário retirar a válvula e o seu mecanismo a fim de esvaziar completamente o pneu. As diferentes partes ligadas à montagem dos novos pneus - tal como os chumbos ou pesos de equilibração, a válvula, a tampa da válvula e a câmara (para os pneus com câmera de ar)- devem obrigatoriamemnte ser substituídos. Alguns pneus possuem um sentido de rotação que é essencial respeitar por ocasião da montagem. O lado exterior ("outside") está de vez em quando especificado. Aquando da montagem do pneu sobre a jante, é obrigatório não exceder 3,5 bars de pressão.
No final da montagem, assegure-se que o capucho da válvula esteja bem apertado, a fim de assegurar uma estaquidade máxima aos novos pneus. Enfim, após uma centena de quilómetros, controle o aperto dos parafusos de cada roda

Equilibragem

A equilibragem é necessária sempre que substituir um pneu sobre a jante a fim de eliminar as vibrações e os efeitos de uma calibração do conjunto rotativo. É necessária que os pneus dianteiros e traseiros do seu veículo estejam equilibrados. Tome nota que os pneus e os órgãos mecânicos do seu veículo, tal como as suspensões, os rolamentos, e a direcção, são só alguns exemplos de órgãos que podem sofrer um desgaste prematuro se os pneus não estiverem equilibrados.

Geometria

Poderá ser necessária uma revisão da geometria dado que esta pode desajustar-se ligeiramente, por exemplo após um choque contra um passeio. Uma boa geometria aumenta a duração dos seus pneus, melhora aderência á estrada do seu veículo e permite uma poupança no combustível. Uma má geometria é dificilmente detectável em situação de condução; é por essa razão que a PNEUS ONLINE recomenda que seja efectuada uma revisão da geometria a cada mudança de pneus. Note que o comportamento do seu veículo e a sua segurança poderão ser colocados em questão em caso de desajuste da geometria.
A geometria deve ser ajustada se constatar :

  • um desgaste anormal das bordas interiores ou exteriores dos pneus,
  • uma tendência a puxar de um lado para a aceleração e a outra para a travagem,
  • uma tendência a puxar para a direita ou para a esquerda a velocidade estabilizada em estrada plana,
  • uma certa dureza na direcção,
  • uma má centragem do volante,
  • após uma curva, as rodas não regressam rapidamente a "linha direita".

Pode revelar-se necessária uma revisão da geometria, já que esta se desarranja ligeiramente, por exemplo na sequência de um choque contra um passeio.Uma boa geometria aumenta a duração de vida dos seus pneus, melhora a aderência do seu veículo e permite uma economia de carburante. Uma geometria incorrecta é dificilmente detectável em situação de condução; é por este motivo que PNEUS ONLINE recomenda que efectue uma revisão da geometria sempre que substituir os pneus. Tome nota que o comportamento do seu veículo, bem como a sua segurança podem ser postas em causa em caso de desarranjo da geometria.

Armazenamentno dos seus pneus

Não armazene os pneus de maneira descuidada. Há um certo número de regras de base que deve respeitar. No início do Inverno, quando desmontar os pneus para o Verão, não se esqueça de os identificar através de três letras (DID para a dianteira direita, TRE para a traseira esquerda, etc.). Deste modo poderá montar correctamente os pneus no final do Inverno.
Evidentemente, que procederá do mesmo modo para os pneus de Inverno. É importante que limpe os pneus e remova os calhaus isolados entre as ranhuras. Os pneus deverão ser armazenados num local fresco e seco, ao abrigo da luz e do sol.

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