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Os diferentes tipos de pneus Mota

Pneu mota sport

Pneu mota sport Os pneus de «desporto» ou ainda de «superdesporto» ou de «hiperdesporto» são pneus de borracha macia para uso desportivo ou, ocasionalmente, em circuito. A sua temperatura de funcionamento é relativamente elevada, porém menos elevado do que a dos pneus de competição, e apresentam poucos desenhos de piso.

Na origem, as motas desportivas estão montadas com este tipo de pneus. A aderência proporcionada pelos pneus de «desporto» modernos é geralmente excepcional, sobretudo em revestimento seco. A relativa falta de desenhos e a temperatura de funcionamento relativamente elevada tornam mais delicada a sua utilização debaixo de chuva.

A vida útil destes pneus é curta, devido à maciez da borracha utilizada no seu fabrico.

Pneu mota sport / Estrada

Pneu mota sport / Estrada Estes pneus, frequentemente denominados «desporto / touring» são em geral constituídos por borrachas intermédias que proporcionam uma excelente aderência, uma temperaatura de funcionamento mais baixa do que a dos pneus de desporto e uma superfície desenhada mais significativa. O seu tempo de vida útil é mais longo do que a dos pneus de desporto.

Estão perfeitamente adaptados a uma utilização variada, indo do transporte citadino diário à viagem, passando pelo passeio dominical.

Pneu mota Estrada

Pneu mota Estrada Os pneus de «estrada» ou «touring» são elaborados com borrachas rígidas com uma temperatura de funcionamento baixa e rapidamente atingida. Oferecem uma boa aderência e incluem geralemnte inúmeros desenhos que os tornam muito seguros em pisos molhados. A utilização de borrachas rígidas conferem-lhes uma óptima longevidade.

Graças à rapidez com que entram em acção (temperatura de funcionamento baixa) estes pneus são recomendados para trajectos citadinos. Podem também ser perfeitamente utilizados para viagens ou passeios. Só um uso desportivo poderá talvez atingir os limites da sua aderência.

Pneu mota Mistos

Pneu mota Mistos Os pneus «mistos» ou «trail» são montados em motas aptas a deixar o asfalto para circular em caminhos de terra. Por conseguinte, tal como o seu nome indica permitem uma utilização mista asfalto/terra. A principal característica destes pneus é o facto de apresentar, sobretudo o traseiro, desenhos muito largos que segmentam o pneu em blocos por forma a oferecer uma melhor motricidade em solos movediços.

IEstes pneus são geralmente constituídos por borrachas rígidas, possuem uma temperatura de funcionamento relativamente baixa e uma excelente longevidade. Oferecem uma boa aderência, no entanto inferior à dos pneus de estrada puros, e isto graças à largura dos desenhos que diminui a superfície de contacto com o solo.

Os pneus mistos estão indicados para uma utilização mista estrada/caminho. Na estrada adaptam-se a um vasto leque de utilizações, porém o limite de aderência será mais rapidamente atingido devido a uma superfície de contacto com o solo mais pequena. Por conseguinte, para um motard que roda essencialmente na estrada, é preferível optar por um pneu de estrada em vez de um pneu misto.

Pneu mota Todo-o-terreno

Pneu mota Todo-o-terreno Os pneus «todo o terreno» ou «cross» são pneus constituídos por largos grampos por forma a serem o mais performante possível noutras superfícies para além da estrada. Estes pneus são essencialmente utilizados em pistas de terra, em carreiras, caminhos... Os grampos permitem a melhor fixação possível a diferentes superfícies. O desempenho destes pneus em estrada é muito pequeno e podem ser utilizados em ligações de curtas distâncias.

Note que alguns pneus cross não estão homologados para a estrada e neste caso é necessário um reboque.

Pneu mota Competição

Pneu mota Competição Frequentemente designados «pneus de pista», «pneus de circuito» ou pneus «race» («corrida» em inglês), estes pneus estão reservados a uma utilização em circuito. São feitos de borrachas muito macias e funcionam a temperaturas elevadas próprias às temperaturas atingidas pelos pneus aquando de uma utilização em circuito como resposta aos fortes constrangimentos mecânicos aos quais estão submetidos: velocidades elevadas, grandes acelerações, travagens violentas, intensas forças laterais.

São muitas vezes propostos diferentes modelos em termos de maciez da borracha: rígido (hard) - intermédio (medium) - macio (soft). Estes qualificativos são relativos: um pneu de competição «rígido» será muitas vezes constituído por uma borracha mais macia do que um pneu de «desporto». Alguns modelos são compósitos: as borrachas oferecem diversos graus de maciez para as diferentes partes do pneu. Por exemplo: «rígido» para os desenhos centrais e «intermédio» para os lados.

Estes pneus são geralmente lisos («slick») para oferecer uma superfície de contacto máxima. Existem também pneus de competição «chuva» com uma densidade de desenhos muito significativa para evacuar o máximo de água e isto o mais rapidamente possível.

A extrema maciez das borrachas utilizadas faz com que o seu tempo de vida útil seja muito curto.

Geralmente não são homologados para a estrada. Alguns modelos são-no e incluem a inscrição «DOT Race» (DOT: Department Of Transportation). Possuem igualmente um mínimo de desenhos (os pneus lisos são interditos em estrada). No entanto, desaconselha-se a utilização deste estilo de pneus na estrada. Por conseguinte, a sua aderência não será melhor do que a dos pneus de «desporto» e desgastar-se-ão mais depressa.

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