Queira aguardar...
Queira aguardar...

Rodagem e desgaste Mota

Rodagem dos pneus Mota

O aspecto brilhante dos pneus novos é devido à utilização de produtos para a sua desmoldagem, bem como de um lubrificante denominado «cera de desmoldagem». Este lubrificante faz com que um pneu novo fique extremamente deslizante. Por este motivo é capital rodar o pneu muito suavemente durante 30 a 50 Km, o tempo requerido para que o desgaste normal remova a cera de desmoldagem da superfície do pneu e que o mesmo possa oferecer a sua aderência normal.

Ao longo destas primeiras dezenas de quilómetros aconselha-se a avançar progressivamente, ou seja a rodar como se o fizesse numa superfície deslizante: não acelerar, travar, mudar de direcção bruscamente e entradas de ângulo progressivas.

Desgaste dos pneus Mota

O grau de desgaste de um pneu mede-se através dos indicadores de desgaste incluídos nos desenhos. Quando o indicador de desgaste é atingido o pneu deve ser substituído já que foi alcançada a altura da borracha mínima legal. Aconselha-se até que não se aguarde tanto tempo para substituir o pneu e que isso seja feito antes. Em primeiro lugar, porque com o desgaste os sulcos dos desenhos perdem profundidade e a capacidade para evacuar a água. Quando chove, os riscos de aquaplanagem são aumentados em comparação a um pneu novo, e a aderência é menor. Quando o indicador é atingido o pneu perde a sua capacidade de evacuar a água.

O grau de desgaste de um pneu mede-se através dos indicadores de desgaste incluídos nos desenhos. Quando o indicador de desgaste é atingido o pneu deve ser substituído já que foi alcançada a altura da borracha mínima legal. Aconselha-se até que não se aguarde tanto tempo para substituir o pneu e que isso seja feito antes. Em primeiro lugar, porque com o desgaste os sulcos dos desenhos perdem profundidade e a capacidade para evacuar a água. Quando chove, os riscos de aquaplanagem são aumentados em comparação a um pneu novo, e a aderência é menor. Quando o indicador é atingido o pneu perde a sua capacidade de evacuar a água.

Enfim, com o passar do tempo um pneu envelhecido endurece simplesment, mesmo sem rodar. O material e a estrutura do pneu acabam por perder as suas qualidades. Este envelhecimento manifesta-se de vez em quando visualmente através de fendas. Por este motivo, se comprar uma mota em segunda mão que não tenha rodado há mais de um ano é indispensável que substitua os pneus apesar de lhe parecerem pouco usados.

Pesquisar
Pneus mota