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Pneus Todo-o-terreno Mota

Por Jean-Luc Fonjallaz - 3 participações no Dakar.

Jean-Luc Fonjallaz Principais fabricantes e exemplos de modelos:
Michelin: (Enduro, Cross, Trial, Rallye Raid)
Dunlop: (Cross, Rallye Raid, Trial)
Pirelli: (Cross, Enduro, Trial)
Metzeler: (Enduro)

A dureza da borracha (escolha do terreno)

Regra geral, para cross, enduro, e trial, quanto mais macia for a borracha melhor será a aderência no terreno. Num terreno seco e com calhaus é preferível escolher um pneu com uma borracha dura.
No que se refere ao rallye raid, por enquanto ainda não existe qualquer diferença em termos de dureza das borrachas, em contrapartida pode escolher entre diferentes modelos de pneus. Em geral tanto pode escolher um modelo mais adaptado ao terreno misto terrra / calhaus (Baja na Michelin), como um modelo para a areia (Deserto na Michelin).

Sentido de rotação

Sentido da rotação de um pneu de mota A maior parte dos fabricantes de pneus para todo o terreno faz esta distinção nos seus pneus. Tenha cuidado aquando da montagem. No entanto, alguns pilotos rodam o pneu de forma a recuperar um pouco de aderência. É possível, porém o fabricante não o recomendar.

Jante tubeless (TL) ou normal (TT)

Os pneus tubeless reclamam um calço de arame de talão particular já que os arames devem formar uma junta muito apertada na jante. Nem todos os moldes convém para fabricar um pneu tubeless. Não montar pneus sem câmaras de ar, a não ser que o fabricante o aconselhe. Se for montada uma câmara de ar é possível que o pneu tubeless seja montado sobre uma jante com câmara de ar.
TL: Abreviação para TubeLess. Os pneus incluem esta indicação quando são montados sobre uma jante de tipo tubeless, não têm necessidade de receber câmara de ar.
TT: Abreviação para TubeType. Pneu com câmara de ar separada.

Bib Mousse / Espuma Racing

Bib Mousse - Espuma Racing O Bib-Mousse destina-se a uma utilização de competição todo o terreno, e não deve ser utilizado na via públcia. A sua montagem é desaconselhada sobre pneus de outras marcas.

  • O Bib-Mousse não deve ser armazenado duradouramente a mais de 30°C.
  • A duração de utilização máxima do Bib-Mousse é de 6 meses a contar da montagem na mota. Esta duração poderá ser bastante reduzida em caso de utilização intensiva. Por exemplo, será mais curta em Motocross do que em Enduro.
  • O Bib-Mousse quando novo oferece uma pressão equivalente a 0.9 bar. Esta pressão diminui progressivamente durante a utilização, o que impõe a sua substituição.
  • Sempre que se servir da sua mota, é necessário aquecer progressivamente o conjunto pneu e Bib-Mousse.

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